| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Sábado, 06 de Julho de 2024
 
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trãnsito
Transporte
 
 
Notícias > Saúde Inserida em 09/06/2018 - 15:21:20
Compartilhe Facebook
Em estado de alerta, Limeira faz mutirão contra proliferação do mosquito Aedes aegypti
Outras três cidades da região aparecem em estado de alerta de risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Pixabay/Divulgação
Aedes aegypti possui o corpo preto e com manchas brancas
 

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (7) os resultados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) e quatro cidades da região aparecem em estado de alerta. Entre elas, o maior índice é de Limeira (SP), com 2,7 em uma escala de notas que vão de 1 a 3,9. A cidade faz mutirões para controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na pesquisa do Ministério da Saúde, a região sudeste aparece com a maior concentração de larvas em vasos com água, pratos e garrafas retornáveis. Além de Limeira, Rafard (1,5), Elias Fausto (1,2) e Mombuca (1,0) aparecem em estado de alerta de risco de proliferação do mosquito.

Em Limeira, segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, atualmente há 221 casos notificados de dengue, cinco confirmados, 202 descartados e 14 ainda em investigação. A cidade ainda aguarda o resultado de um caso de chikungunya notificado e já descartou as notificações de zika.

O município informou que vem intensificando as ações contra dengue e, só neste ano, foram realizados 11 mutirões aos sábados. “Além de manter uma campanha de comunicação permanente, a prefeitura reforçou a orientação sobre os riscos de potenciais criadouros identificados na última Avaliação de Densidade Larvária”, destaca a nota.

A Saúde disse ainda que o município faz diversas outras ações preventivas, como limpeza compulsória, visita a pontos estratégicos, visita em imóveis especiais, parceria com imobiliárias para vistoria de imóveis fechados, entre outros.

Neste sábado (9), a prefeitura faz mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti com o envolvimento de aproximadamente 100 agentes. A ação acontece nos bairros Nossa Senhora das Dores I, Jardim São Paulo e Jardim Esmeralda, das 7h30 às 13h.

No país

O resultado do LIRAa indica que 1.153 municípios brasileiros (22%) apresentaram um alto índice de infestação, com risco de surto para dengue, zika e chikungunya. “O Ministério da Saúde alerta a necessidade de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mesmo durante o outono e inverno, em todo o país”, diz o texto de divulgação.

Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2.069 municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9% e 1.711 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.

Na região de Campinas (SP), Paulínia (SP) e Hortolândia (SP) estão em situação de risco para possíveis surtos de dengue, zika e chikungunya, de acordo com o Ministério da Saúde. Nestas cidades foram registrados índices superiores a 3,9% para infestação do Aedes aegypti.

 
Fonte: Portal G1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2024 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento