| Página Inicial | O Site | Estatística | Contato Sábado, 05 de Outubro de 2024
 
 
Menu
Cidade
Cultura
Educação
Esporte
Gastronomia
Geral
Nacional
Saúde
Segurança
Trânsito
Transporte
 
 
Notícias > Cultura Inserida em 12/04/2016 - 10:05:35
Compartilhe Facebook
Virada Cultural volta a Limeira com apresentações de Alceu Valença e Teatro Mágico
A Virada Cultural Paulista está de volta a Limeira. Este será o segundo ano consecutivo que o município recebe o evento, que chega à sua 10a edição.
 
Site PML
 

A Virada Cultural Paulista está de volta a Limeira. Este será o segundo ano consecutivo que o município recebe o evento, que chega à sua 10a edição. O lançamento oficial ocorreu na tarde desta segunda-feira, 11 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do prefeito Paulo Hadich. Nesta edição, Limeira terá as apresentações de Alceu Valença e Teatro Mágico, marcadas para os dias 21 e 22 de maio.

Na primeira edição realizada em Limeira entre 23 e 24 de maio do ano passado, ocorreram shows com Alpha Blondy, Bixiga 70, Damas do Samba, Filipe Ret e Marcelo D2, reunindo cerca de 40 mil pessoas no Parque Cidade. A Virada Cultura veio à cidade após solicitação feita pelo prefeito Paulo Hadich ao governo do Estado. A secretária de Cultura, Gláucia Bilatto, também esteve presente no lançamento do evento.

O show com Alceu Valença é um dos destaques da Virada Cultural Paulista deste ano. Esta será a primeira vez que o cantor pernambucano de MPB, frevo e baião se apresenta no evento. Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, o público pode esperar um show repleto de cultura nordestina, em um caldeirão musical sofisticado e contemporâneo. Já o grupo musical Teatro Mágico reúne elementos do circo, do teatro, da poesia, da música, da literatura e do cancioneiro popular para fazer uma apresentação única e encantadora.

A lista de artistas que virão para Limeira abrange ainda o cantor de soul e black music Liniker, o cantor de rap e MPB Rael (ex-Pentágono), a banda paulistana de rock O Terno, a cantora e compositora de MPB e indie pop Tiê, e a banda limeirense Monalizza. Completam o evento, com apresentações no palco interno, a Orquestra Sinfônica de Limeira, o stand-up com Davi Mansour e o Ballet Stagium. A programação completa nos outros espaços será divulgada esta semana.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, a Virada Cultural Paulista ocorrerá ainda em outros 22 municípios e terá um formato este ano inédito, sendo realizada no Estado em três finais de semana (14 e 15, 21 e 22, 28 e 29 de maio). O objetivo, conforme ele, é possibilitar que o público de cada região tenha acesso a mais atrações. A entrada é gratuita.

O prefeito Paulo Hadich destacou a importância do evento, que veio pela primeira vez a Limeira em sua gestão. "A cultura é o alimento da alma. No ano passado, nos empenharmos em trazer a Virada Cultural Paulista, que proporciona cultura de qualidade a toda a população. E com muita alegria conseguimos trazê-la mais uma vez, principalmente porque nossa cidade foi um dos destaques de público em 2015", declarou.

Hadich aproveitou ainda para agradecer ao governador Geraldo Alckmin, que vem sendo um parceiro do município em importantes conquistas, como o Bom Prato e o Poupatempo.

De acordo com o secretário estadual da Cultura, Marcelo Araújo, os 10 anos de existência da Virada Cultural é motivo para uma comemoração especial. Segundo ele, mais de 10 milhões de pessoas já assistiram às apresentações ao longo deste período. “O melhor resultado da Virada está no potencial transformador que só a cultura é capaz de realizar na vida das pessoas. Tem uma importância simbólica na construção da cidadania individual e coletiva”, afirmou.

O secretário destacou ainda a estreia de artistas importantes no evento, entre eles Alceu Valença, que se apresenta em Limeira, Erasmo Carlos, Mutantes e NX Zero.

Conforme o diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda, o objetivo do evento é valorizar a ação cultural e reconhecer nela a sua importância para a cidadania, o desenvolvimento e valorização das pessoas por um país melhor. “Fazer cultura não é promover apenas as artes. A cultura é a grande ferramenta pela qual as pessoas se manifestam, constroem a sua cidadania e traz a convivência entre os diferentes.”

A Virada Cultural Paulista, realizada em parceria com o governo do Estado de São Paulo e prefeituras, conta ainda com a participação do SESC-SP, responsável por elaborar uma programação diferenciada. Para o evento, o Estado contrata os artistas e as cidades oferecem toda a infraestrutura.

 
Fonte: Prefeitura Municipal de Limeira
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Copyright © 2003 - 2024 - Limeira Online - O Site da Cidade!!! - Todos os direitos reservados - All rights reserved

 

Desenvolvimento